Sem enrolações, o uber eats é um serviço de entregas que interliga restaurantes e clientes, por meio de um serviço de entrega peculiar.
Os entregadores são motoristas do aplicativo Uber, que podem está ou não cadastrados no uber eats, e também motociclistas e ciclistas que trabalham apenas dentro do aplicativo.
Esse não é só diferencial, como um dos pontos positivos. Já que tantas opções de entrega, tornam o serviço mais rápido e eficiente.
Ok, mas só saber isso não basta para saber se vale a pena vender pelo app. Por isso vamos conhecer como funciona, as vantagens e desvantagens da plataforma e como vender no uber eats.
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Como vender no uber eats: vantagens e desvantagens
Ninguém investe para perder, por isso antes é importante saber quais as vantagens e desvantagens do segundo aplicativo de delivery mais famoso do Brasil (atrás apenas do Ifood).
Pontos positivos
- Sem custo de implementação (você não paga para vender)
- O parceiro não precisa se preocupar com a logística de entrega (objetivo principal do app)
- Taxa única no valor de 500 reais, com direito a divulgação, marketing, 10 fotos profissionais e 200 sacolas personalizadas
- Rápido repasse de dinheiro das vendas, geralmente repassado na semana seguinte
- O aplicativo preza por qualidade
Desafios
- Pouco investimento em marketing, fazendo com que ele não seja conhecido
- A taxa de pedidos é mais que um ¼ (27%) , podendo chegar a um terço da receita (30%). Esses valores dependem da negociação feita com aplicativo.
- O cadastramento é mais burocrático
- Não é possível fazer moderação dos comentários, embora eles não fiquem expostos aos clientes isso diminui o restaurante no ranking.
Passo a passo para cadastramento
O processo de cadastro no app tem fama de ser burocrático, isso tem certa influência do fato de estar sempre sendo comparado com seu concorrente.
Primeiro você precisa acessar o site do Uber eats, lá é pedido informações básicas em campos obrigatórios.
Após preencher todos os dados você precisa passar por três etapas até finalizar cadastro:
1º passo: Ler e concordar com acordo uber eats. Nele ser expresso as vantagens como também o plano de taxas atual, já que com o tempo isso pode variar. Atualmente, cobra-se uma taxa única de 500 reais. E após isso ocorre a cobrança de 30% de cada pedido atendido pelo aplicativo, sem mensalidades inclusas.
2º passo: Enviar o seu menu (essa é sem dúvida a parte mais complicada, pois será através dele que o app irá decidir se vai ou não aceitar sua solicitação). O aplicativo é muito criterioso com a qualidade do cardápio, imagens e fontes.
3º passo: A última etapa mostra que o aplicativo irá analisar o cadastro, levando de 1 a 3 dias para avaliar o cardápio, e só depois desse prazo a Uber eats entre em contato.
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Como funciona a exibição do estabelecimento no Uber eats?
Já que está disposto a saber como vender no Uber eats, saiba que a exbição do seu restaurante para os consumidores é determinada por algaritmos.
Nesse contexto, esses algoritmos se baseiam em fatores como: quantidade de clientes que visualizam o estabelecimento, quantidade de pedidos dos clientes, dados da preferência desses, e lógico, a distância entre o cliente e o restaurante.
O que o estabelecimento irá gerenciar?
Embora o aplicativo cumpra sua função de facilitar a logística de entregas, isso não significa que o parceiro fique de braços cruzados.
O Uber eats fornece um tablet para uso exclusivo dos aplicativos Uber, assim você pode controlar o fluxo de pedidos e entrar em contato com entregadores mais próximos.
Por meio dele também é possível acompanhar os lucros obtidos pelo o aplicativo, resumos gerais dos ganhos da semana, pedidos mais populares entre clientes, dias da semana com maior fluxo de pedidos e avaliações da clientela.
Esse controle é um ponto muito positivo ao negócio, já que os relatórios e informações gerados pelo app são confiáveis e precisos. Infelizmente, o Uber eats não disponibiliza a contagem dos valores obtidos pela loja física e nem por outros app de delivery.
Como aproveitar ao máximo o serviço?
Cadastrar o seu restaurante na Uber eats não é para qualquer um, tendo em vista que a empresa tem um nicho específico para restaurantes. Isso algumas pessoas questionarem se podem vender pela plataforma mesmo não possuindo restaurante, mas com CNPJ.
A verdade é que isso depende do Uber eats, como o aplicativo não especifica em seu site as exigências para aceitar os restaurantes, somente é possível saber após o cadastro.
Assim como a plataforma do Ifood, o uber eats irá possibilitar melhor visibilidade. Por isso não deixe de investir em produtos de qualidade e bom atendimento.
As imagens profissionais que o pacote (aquele de R$ 500 reais) oferece podem ser usadas na divulgação, seja no instagram, pinterest e outros meios para o desenvolvimento da sua marca.
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Como Uber Eats repassa o dinheiro?
Ao se cadastrar, você irá passar seus dados bancários. Então através deles a empresa repassa toda semana os ganhos da semana anterior.
Em caso de cancelamento de pedido, o suporte entra em contato para saber se este já havia sido preparado. Se sim o repasse é feito normalmente. Outro ponto importante, é que em caso de erros de pedidos, o aplicativo possui uma política de reembolso que reitera ao parceiro os prejuízos.
Ifood Vs Uber Eats
Em comparação com o Ifood, dizer se é melhor ou não depende muito da sua região, e do seu capital.
Embora 30% por pedido pareça um valor alto, é importante levar em consideração que no Ifood cobra-se uma mensalidade de 100 reais (plano básico) em vendas acima de R$1800, no plano entrega esse valor vai para R$130,00
Para quem tem um restaurante é um bom negócio ter os dois, se possível. Por conta da visibilidade.
Já entre um ou outro, restaurantes pequenos e microempreendedores provavelmente verão mais vantagens no Ifood. Por conta dos valores pesarem menos no bolso.
Mas, essa é uma decisão que cabe apenas a você e seus colaboradores. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você, deixe seu feedback, dúvida e sugestões nos comentários.
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