Em meio a crise causada pela pandemia mundial, mecanismos de venda delivery cresceram de forma brusca, caracterizando o que alguns chamam de 4ª revolução industrial . Tanto que entre os empreendedores do ramo alimentício é muito comum o questionamento, “como vender no iFood?”
Mas será que toda essa gente sabe o que é o iFood e o que se faz necessário para utilizar a plataforma?
Pelo sim ou pelo não, hoje iremos descobrir como se cadastrar, utilizar e vender pelo aplicativo. Você vem comigo?
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O que é o iFood? Como me cadastro?
O iFood é um marketplace, ou seja, uma plataforma de interação entre compradores e vendedores. Neste as empresas (restaurantes, marmitarias, lanchonetes, etc) podem gerenciar seus pedidos, fazer entregas, tornar o negócio mais popular, entre outros benefícios disponíveis.
Claro que para se cadastrar na plataforma se faz necessário que você cumpra alguns requisitos:
- Ter CNPJ (documento indispensável)
- Possuir pelo menos um computador e acesso a internet de qualidade
- Caso não utilize o serviço de entregas do ifood precisa ter sua própria equipe de entregas.
- Ter uma equipe de atendimento
Algumas pessoas ao analisar a possibilidade de cadastro no iFood imaginam que é uma série burocrática, principalmente quem ainda precisa abrir um MEI para poder ter acesso ao recurso, mas o aplicativo não cobra nenhum tipo de taxa para cadastro e possui interação simples.
Passo a passo para cadastramento
1- Primeiro você precisa ir até o site do iFood, no canto superior direito clique em “Restaurantes”.
2- Após abrir a nova página , preencha o formulário com seus dados pessoais.
3- Depois para concluir o cadastro você precisa fornecer dados como CNPJ, razão social, nome do restaurante, CEP, telefone, estado, cidade, bairro, endereço, número complemento, especialidade do seu negócio.
4- Ao fornecer os dados nesta página você irá selecionar o seu plano, estabelecendo se haverá ou não entrega.
Planos para vender no ifood
Como já foi dito tanto o cadastro com o uso do app não inclui taxas, as taxas são de acordo com as vendas. E o plano selecionado que pode ser:
Básico – Neste plano os pedidos realizados pelo aplicativo chegam até você, então será necessário que os gerencie e realize as entregas. O valor é 12% pelo valor vendido, no caso do cliente pagar por aplicativo haverá a cobrança de mais 3,5%.
Em vendas superiores a 1800, você paga uma mensalidade no valor de 100 reais. Em valores inferiores a mensalidade é gratuita.
Entrega – Com esse plano torna-se responsabilidade do aplicativo fazer entregas. Sendo que o custo mensal é de R$130,00, e caso o faturamento ultrapasse os R$1800 reais você paga taxa de 27%.
É importante avaliar bem os custos antes de se cadastrar, compare as projeções dos gastos com e sem entrega. Então escolha o que melhor te beneficiar.
Como vender no iFood – Aspectos relevantes
Ainda não sou PJ, o que faço?
O iFood pode ser uma excelente oportunidade para quem ainda é informal, e não se enquadra como uma microempresa (com renda mínima de 81 mil por mês). Neste caso você pode fazer seu MEI (Microempreendedor Individual), recebendo legalmente o seu CNPJ.
Outros aspectos são levados em consideração ao abrir um negócio de comida, como alvorá, mas esse processo depende das regras da sua cidade. Não do aplicativo. Por isso fique pesquise primeiro o que é preciso para abrir um MEI na cidade onde reside.
Entregadores
Isso depende principalmente do plano escolhido, caso opte por ter sua própria equipe de entregas precisa ter uma equipe de entregas.
A quantidade depende muito do seu negócio, o ideal é ir aumentando conforme a demanda.
Caso tenha escolhido o plano com entrega não precisa se preocupar, o app será responsável por entregar e ser ágil.
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Atendimento de qualidade
O iFood lida com maior parte da comunicação e das vendas, mas isso não é motivo para desleixar no atendimento.
Brasileiros prestam muita atenção ao atendimento, inclusive online. Por essa razão não deixe de ter um serviço próprio de atendimento.
Cardápio
O cardápio é o principal recurso visual da sua empresa, pois é por meio dele que os clientes irão saber o que você faz.
Não desperdice criatividade:
- Fotos com seus pratos prontos
- Descrições chamativas (Cores e frases)
- Descrições detalhadas detalhadas (tamanho do prato, ingredientes, porções que o prato rende)
Aumente sua capacidade de produção
Com aplicativo do iFood suas vendas podem subir até 50%, isso significa que sua produção pode e deve aumentar. Então prepare seus funcionários para uma rotina mais corrida, assim como seu estoque.
Acompanhe comentários e avaliações
Todo e qualquer feedback é importante, aceite os elogios e os agradeça. Mas não desconsidere as críticas, em especial as construtivas. Essa é uma forma de mostrar ao seu cliente que você se preocupa.
Vantagens e desvantagens de utilizar o serviço
São diversos os benefícios de vender no iFood, porém nem tudo são flores, e é preciso que você tenha ciência das barreiras que irá encontrar ao colocar sua empresa na plataforma.
Vantagens
- Cadastramento fácil
- Ganho de visibilidade pela plataforma
- Promoções
- Facilidade pagamentos online
- Fácil gerenciamento da conta iFood
- Agilidade nos processo de pedidos
Desvantagens
- O sistema é dependente de internet
- Existe uma padronização em layout, o que dificulta destaque entre a concorrência
- A comissão é elevada
- Concorrência alta
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Como o iFood repassa o dinheiro para mim?
A maneira como o dinheiro chega até você, depende da forma de pagamento do seu cliente.
No caso de pagamentos realizados via cartão, o dinheiro é repassado até 30 dias para a sua conta bancária.
Caso o cliente use dinheiro vivo perante a entrega, então seu estabelecimento será o responsável por calcular o troco e realizar a transação.
Outras plataformas
O iFood não é único serviço de comida disponível no Brasil, embora seja a mais conhecida.
Há outras plataformas que oferecem esse tipo de serviço, entre as mais populares e recomendadas:
Uber Eats– É um aplicativo de delivery de comidas que estabelece uma ligação entre restaurantes e consumidores por meio de entregadores do aplicativo Uber.
Para ser parceiro do Uber Eats o comerciante precisa pagar uma taxa única de 500 reais, o débito ocorre 4 semanas de vendas.
E tem uma taxa fixa de 30% do valor do pedido entregue pelo Uber Eats. Entre as vantagens está a entrega, pois o app fornece mais opções em entregas.
Rappi – é outro serviço de delivery, porém ele não é tão específico para comida. No rappi promete entregar “qualquer coisa”, desde que caiba na mala do entregador. Assim como o iFood o parceiro possui duas opções de planos:
Entrega do seu jeito – 12% de comissão, sem custo de mensalidade. Possui taxa de ativação em 40 reais.
Full service – 27% de comissão, sem mensalidade. Com taxa única de 150 reais para ativação.
Para saber mais sobre modelo de serviço, passa no nosso outro artigo falando só dele.
MANUAL DO DELIVERY
Agora que você já aprendeu o passo a passo de como vender no iFood, que tal ir ainda mais longe? E impulsionar seu negócio no delivery?
Descubra estratégias de divulgação baratas e inteligentes, como vender em outras marketplaces, agregar valor a seu produto e outras ferramentas para ter um negócio lucrativo e atualizado a essa nova revolução. Como? Com o Manual Delivery, um apostila com tudo que você precisa para desenvolver seu negócio.
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